10/12/2007
Carne do nelore tem marmoreio igual ao de raças européias

A comprovação científica de que animais da raça nelore atingiram índices de marmoreio na carne idênticos aos obtidos em bovinos de raças européias, como angus e brangus, representa uma verdadeira revolução na pecuária e no mercado da carne, na opinião do pecuarista Aluízio Lessa Coelho, presidente da Nelore -MS – Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore.

E essa comprovação aconteceu, para orgulho dos neloristas de Mato Grosso do Sul, durante a 14ª Prova de Ganho de Peso (prova oficial em MS) e foi conferida pela Designer Genes Technologies, a empresa americana que, conveniada com o Centro Nacional de Pesquisa de Gado de Corte – Embrapa, participou da prova, realizada com a parceria entre a Embrapa, Nelore - MS e ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu).

A premiação ocorreu no dia primeiro, no auditório da Embrapa, destacando os melhores reprodutores jovens e respectivamente seus criatórios, além de divulgar os índices de todos os animais que participaram da prova.

Conforme o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Antônio Nascimento Rosa, "o marmoreio diz respeito à qualidade da carne e é uma das características consideradas na avaliação de carcaças principalmente para os mercados compradores mais exigentes. O marmoreio representa a gordura intramuscular, que contribui para a maciez e o sabor da carne", e é uma das características primordiais na hora de vender bem nossa carne em outros países. É importante divulgar que essa qualidade também está presente no nelore, que hoje representa 80% do rebanho de corte brasileiro", revelou o pesquisador. Ainda, segundo Rosa, através dos critérios de avaliação, regulamentados pela ABCZ, os bezerros participantes foram classificados em elite, superior, regular e inferior. "Os vencedores são considerados animais top, candidatos futuros a touros de centrais de inseminação e mais valorizados em leilões", explica, ressaltando o valor da participação na prova. Ele também destacou a importância do estudo realizado em parceria com a empresa norte-americana que avaliou os animais.



Entrega dos prêmios



O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, a secretária de Estado de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e o secretário de Desenvolvimento Agrário e Cooperativismo do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Márcio Portocarrero, entre outras autoridades locais do setor agropecuário, prestigiaram o evento, quando foram anunciados os resultados da prova e, especialmente, a comprovação científica dos novos índices de marmoreio atingidos por alguns animais top que participaram da prova.

O presidente da Nelore -MS, Aluízio Lessa Coelho, lembrou na ocasião que o evento representa o grande encontro da tecnologia e melhoramento nacional (Embrapa), com o melhoramento genético da iniciativa privada. "Hoje esse evento deixou de ser só uma prova de ganho de peso, para ser uma avaliação completa do mérito genético através avaliações de alta tecnologia, que identificam, com exatidão, quais os animais que irão produzir a melhor carne", explica. "Através desse aprimoramento, estamos garantindo uma carne mais macia e saborosa uma vez que esses animais reprodutores estarão gerando os animais que em 2009 serão desmamados e abatidos e consumidos em 2011/12", completa.



A avaliação



No total 31 rebanhos de seleção participaram com 92 animais, que foram avaliados nos quesitos crescimento, carcaça, reprodução e caracterização racial. Os bezerros passam por uma fase de 56 dias de adaptação e, após esse período, começam a ser avaliados através de exames que vão desde a pesagem até a ultra-sonografia, para a verificação do desempenho de crescimento de partes internas dos animais. A prova começou no dia 12 de junho e foi encerrada em 28 de novembro.



Fonte: Correio do Estado - MS

Voltar