10/12/2007
EUA e Rússia negociam exportações de carne

Após meses de negociação, os Estados Unidos e a Rússia estão próximos de fechar um acordo de abertura deste mercado aos produtos de carne bovina norte-americanos, de acordo com oficiais dos EUA.

A vice-assistente do Representante Comercial dos EUA para Público e Assuntos de Mídia, Gretchen Hamel, disse ao MeatingPlace.com que existem ainda poucos assuntos pendentes, que deverão ser resolvidos.

Os EUA foram afastados do mercado russo devido à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) desde 2003. A Rússia relaxou suas regras o suficiente em novembro de 2006 para tornar as importações de carne bovina dos EUA legais, mas onerosas restrições permaneceram, resultando em muito pouco comércio.

De acordo com a Federação de Exportações de Carnes dos EUA (U.S. Meat Export Federation - USMEF), as exportações de carne bovina dos EUA à Rússia de janeiro a setembro deste ano totalizaram somente 265 toneladas, no valor de US$ 824 mil.

Os negociadores dos EUA vêm pressionando por um acesso total ao mercado russo de carne bovina desde maio, quando a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) classificou a carne bovina dos EUA de animais de qualquer idade como de "risco controlado" e segura para exportação.

O momento seria bom para um acordo, à medida que o enfraquecimento do dólar favoreceria a carne bovina dos EUA. Atualmente, exportadores de carne bovina como Brasil, Argentina e Austrália têm se beneficiado da maior renda na Rússia que tem estimulado a demanda por mais carne bovina e de melhor qualidade.



Fonte: Beef Point

Voltar