7/12/2007
Medir é indispensável na moderna pecuária

Líder mundial do ranking dos exportadores de carne bovina, o Brasil tem pela frente a possibilidade de consolidar e ampliar sua participação no mercado global. Para isso, a pecuária brasileira, em um bom momento econômico, investe em eficiência produtiva aliada a baixo custo, com excelentes níveis de produtividade e segurança alimentar.

Os ventos também sopram em favor da pecuária de leite. Neste ano, o preço pago ao produtor subiu cerca de 50% nas principais praças do País e há condições para que a produção brasileira supere os 26 bilhões de litros, consolidando o Brasil como o sétimo maior produtor do mundo.

Diante dessas condições favoráveis, os produtores devem estar conscientes de que este é o momento certo de investir e trabalhar firme para que a atual conjuntura não seja apenas uma nuvem passageira. À medida que há bons resultados, instantaneamente o mercado torna-se mais exigente.

Além disso, é preciso conviver e responder à altura as acusações dos mercados concorrentes a respeito do controle sanitário brasileiro. É fato que as ameaças de embargos são tentativas de conter o potencial de nossa produção. Está aí mais uma oportunidade para investir em tecnologias que garantam eficiência, com reflexos diretos na saúde, na qualidade e na segurança alimentar.

Vale ressaltar que todo esse cuidado deve começar dentro da porteira, em termos de genética, sanidade, nutrição, manejo, infra-estrutura e equipamentos. A palavra-chave é “tecnologia”, desde os insumos básicos e indispensáveis à utilização de equipamentos de precisão para as mais diferentes medições.Ganha destaque aí o uso de balanças, afinal, o gado sempre será avaliado pelo peso.

Monitorar o peso do gado é fundamental na exploração pecuária. Com isso, é possível controlar o peso do bezerro do nascimento a fase de recria, saber o ponto ideal para a cobertura das fêmeas ou para a inseminação artificial, administrar medicamentos, dosar rações e suplementos, acompanhar o ganho de peso nos confinamentos e semi-confinamentos, obter resultados precisos para execução de melhoramento genético. Isso só para citar alguns benefícios.

No atual cenário de pecuária cada vez mais competitiva, a balança é o meio para obter respostas do sistema de produção em manejo, nutrição, sanidade, ganho de peso, seleção, avaliação e aferição de lucro ou prejuízo por parte do produtor. Em outras palavras, trata-se de ferramenta estratégica, capaz de oferecer facilidades e benefícios. Está aí um ingrediente que ajuda a fazer a diferença.




Fonte: Globo Rural

Voltar