5/12/2007
SC: Itália confirma a intenção de comprar bezerros

A partir de março de 2008 devem começar a ser embarcados para a Itália animais vivos de Santa Catarina, quando estiver avançado o programa de rastreabilidade bovina no estado.

O ministro da agricultura da Itália, Paolo Di Castro, pediu ao governador catarinense, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), a formalização do interesse do estado e do país em realizar esse comércio com a Itália, com descrição do comprometimento da quantidade de animais que enviaria anualmente. "Não queremos exclusividade, mas garantia que, ao abrirmos esse caminho, seremos atendidos", explicou o representante da União de Importadores e Exportadores de Carne e Derivados (Uniceb), Renzo Fossato, em reportagem de Vanessa Jurgenfeld, do jornal Valor Econômico.

A importação entre 100 mil a 200 mil bezerros por ano para engorda e processamento na própria Itália substituiria, em parte, a compra da França. "Queremos diversificar a importação. Está ficando caro importar da França", explicou o ministro.

Atualmente, Santa Catarina tem condições para produzir 500 mil bezerros por ano, das mais diversas raças, segundo o Sindicarnes-SC. Inclusive, já foram identificadas 450 propriedades em potencial para a produção específica aos italianos, que seria das raças limousin e charolês.


Fonte: Beef Point

Voltar