31/7/2007
Greve de fiscais agropecuários faz AM assumir inspeção

O Ministério da Agricultura divulgou nota ontem informando que determinou a publicação de portaria que delega ao governo do Amazonas, com a supervisão da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do ministério, o desenvolvimento de ações de defesa, vigilância, inspeção e fiscalização agropecuária. O pedido tinha sido feito pelo governador do Estado, Eduardo Braga, e foi atendido pelo ministro Reinhold Stephanes.

Governadores de outros Estados devem fazer o mesmo pedido para evitar prejuízos na atividade agropecuária diante da greve dos fiscais, que será retomada na segunda-feira, informou o governo. De acordo com a nota, os representantes da Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) comunicaram ao governo federal que vão continuar com a paralisação, suspendendo negociação para a reposição salarial, embora o ministério continue aberto ao diálogo.

De acordo com o ministério, a paralisação não pode ser total. Pelo menos 30% do efetivo da categoria tem que continuar desenvolvendo suas atividades normalmente. O ministério informa que conta - além do efetivo de 30% (do total de 3.514) - com mais 900 fiscais comissionados e 374, em estágio probatório, o que representa 50% da força de trabalho. Autoridades do ministério acreditam que, com um esforço adicional de remanejamento de fiscais agropecuários, os efeitos da paralisação "serão minimizados sem trazer qualquer reflexo negativo ao abastecimento interno ou mesmo às exportações".


Fonte: Agência Estado

Voltar