25/7/2007
Novos reprodutores do PAINT iniciam teste de progênie

O PAINT, Programa de Melhoramento Genético da Lagoa, anualmente seleciona reprodutores jovens avaliados geneticamente para seu teste de progênie. Os jovens talentos são oriundos da seleção do programa PAINT e também de outros programas de melhoramento genético animal. A previsão é de que ainda este mês os reprodutores selecionados entrem em coleta de sêmen na Lagoa.

O teste de progênie consiste em avaliar filhos de reprodutores de alto valor genético, mas com acurácia ainda baixa. Com a informação genética da progênie de um reprodutor, a acurácia de suas DEPs aumenta, reduzindo a variabilidade na predição das mesmas. Isso permite que o pecuarista possa escolher o melhor reprodutor para seu sistema de produção com maior segurança na variação dos resultados esperados.

Em média, 25 reprodutores são testados ao ano pelo PAINT. Ainda em julho, os reprodutores selecionados entram em coleta de sêmen na Lagoa e terão suas doses distribuídas entre os rebanhos participantes do programa. “O teste de progênie é a mola propulsora de um programa de melhoramento genético animal, trata-se de uma das atividades mais importantes”, explica gerente do PAINT, Marcelo Almeida.

Além do teste de progênie, o PAINT, fornece DEPs (diferença esperada na progênie) dos rebanhos avaliados para seleção e acasalamentos para os parceiros e também viabiliza informação genética de reprodutores do mercado através do Sumário PAINT Consolidado.


Fonte: Lagoa

Voltar