23/7/2007
Frio e umidade prejudicam pastagens no RS

O excesso de frio e umidade e a "queima" dos campos nativos pelas fortes geadas têm limitada a utilização das pastagens para alimentação animal. Os produtores gaúchos têm tido o cuidado para evitar o pisoteio demasiado sobre o campo nativo, que, com o solo muito úmido, danifica as plantas, informou a Emater/RS-Ascar.

As deficientes condições alimentares e nutricionais oferecidas por pastos nativos, excessivamente fibrosos e com pouca massa verde, têm provocado a redução da produção de leite nas diversas regiões. Na Região da Campanha, estima-se uma queda de 30% a 50% no volume de leite produzido.

A Emater informou ainda que como tentativa de segurar a produção, os criadores têm buscado suplementar a alimentação com silagem e concentrados. No entanto, sabe-se que o uso de concentrados e rações onera os custos de produção, devendo os leiteiros estar atentos, verificando se o incremento na produção e o preço obtido junto às indústrias compensam os gastos. Em função da baixa oferta de matéria-prima, o preço do leite ao produtor, nesta semana, registrou um aumento de 7,55%, na média estadual, em relação à semana passada.


Fonte: Emater/RS-Ascar

Voltar