18/7/2007
43ª Expoagro apresenta saldo positivo

A 43ª Exposição Internacional, Agropecuária, Industrial e Comercial de Mato Grosso, realizada no período de 5 a 15 de julho, ultrapassou as previsões dos organizadores em diversos pontos. Os negócios realizados nos 27 leilões tiveram um faturamento superior ao ano passado de 49%, atingindo a cifra de R$ 10 milhões, contra R$ 6,7 milhões de ano passado. O número de animais expostos durante os dez dias de feira também surpreendeu e teve um acréscimo de 57%, com mais de 11 mil animais. “Nossa expectativa era um aumento nos negócios em torno de 30% e foi registrada uma média maior, isso demonstra que o setor da pecuária está reagindo”, disse o presidente da Acrimat, Jorge Pires de Miranda.

Entre o público pagante, expositores, associados, serviço e credenciais, foram registrados circulando nos dez dias do evento 180 mil pessoas, abaixo do registrado no ano passado, que chegou a 250 mil. A análise dos organizadores para esse número foi a realização de eventos populares no mesmo período. “Durante a exposição estava sendo realizado o festival de Chapada do Guimarães e também tivemos dois dias de muito frio, o que contribuiu para que o público não fosse maior”, analisou o promotor artístico da feira, Albanir da Silva.

Um novo formato da maior feira do agronegócio do Centro Oeste será estudado, baseado em informações obtidas com uma pesquisa realizada durante a 43ª Expoagro em parceira com a Faculdade Afirmativo, de Cuiabá. A pesquisa aponta que a Expoagro tem um público cativo de 84% e que 78% dos visitantes buscam lazer através do rodeio e shows. Desses, 72% são de Cuiabá, 15% de Várzea Grande e 13% de outros lugares, sendo que 62% vêem de carro, 23% de ônibus e 15% de carona. A pesquisa revelou também, que 38% dos visitantes têm nível escolar superior, 45% secundário e 17% primário, que na sua maioria visita de duas a três vezes a feira. A faixa salarial de 57% dos visitantes da expoagro é 1 a 4 salários mínimos e 22% até 8 salários. Costumam gastar por dia de 55 a 100 reais, 38% dos visitantes, de 35 a 50 reais, 31% e de 15 a 30 reais 27%.

A pesquisa com os expositores mostrou que 62% já participaram de duas a três vezes da Expoagro e 34% pela primeira vez. Investiram 10 mil reais, 58%, até 25 mil reais, 27% dos empresários e acima de 26 mil reais, 15%. O número de funcionários contratados nesse período foi de 4 a 10 pessoas para 47% dos expositores, de 1 a 3 para 21%, de 11 a 20 para 16% e acima de 20 também 16%. Na avaliação de 37% dos expositores, o item limpeza tem que melhorar e 25% pedem mais acesso ao estacionamento. “A Acrimat pretende fazer um investimento maior na infra-estrutura do parque para melhorar o aspecto limpeza, principalmente com relação aos banheiros para os visitantes. Agora, quanto ao estacionamento, estamos no centro da cidade e não temos espaço físico para ampliarmos a oferta”, disse o diretor financeiro da Acrimat, Júlio Ferraz.

“A pesquisa mostra que os pontos fortes da feira foram a segurança, rodeio e shows e os pontos fracos, a limpeza e a falta de estacionamento. Sem dúvida, a exposição faz parte da cultura do povo mato-grossense”, disse o coordenador da pesquisa , professor Rildo Bezerra. Segundo o Coordenador do Curso de Administração, Audelino Marques, foram envolvidos 45 alunos de administração e mais de 1.300 pessoas foram pesquisadas. “Isso nos dá uma margem muito pequena de erro e agora vamos fazer um trabalho de análise mais profunda dessa pesquisa junto com a Acrimat”, disse Marques. Para Yva Paes de Barros, diretora da Faculdade, “essa iniciativa fez com que aplicássemos na prática o que ensinamos, que é formar o cidadão para o mercado de trabalho”.



Fonte: Acrimat

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