5/7/2007
Encontro de criadores do CP Lagoa reúne mais de 100 participantes em Sertãozinho

Mais de 100 participantes de todo o Brasil participaram do 1º Encontro de Criadores Participantes do Centro de Performance Lagoa, realizado no dia 30 de junho, no Confinamento Savegnago, onde são realizadas as avaliações. O Confinamento fica a poucos quilômetros da sede da Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina.

O CP Lagoa é um teste de performance pelo qual o animal jovem é avaliado pelo seu desempenho em várias características durante prova realizada em sistema de confinamento. São 336 animais de 105 criadores de nove diferentes estados, sendo touros jovens das cinco principais raças zebuínas (Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tabapuã).

A programação do evento foi ampla e variada: após a abertura, feita pelo diretor-presidente da Lagoa, Guus Laeven, e pelo presidente do Grupo Savegnago, Chalim Savegnago, foram realizadas várias palestras. Rogério Coan, da Coan Consultoria, consultor da Lagoa em nutrição animal, falou sobre o manejo alimentar para os animais participantes da avaliação. Em seguida, Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa, destacou a importância do Centro de Performance e explicou como estão as atividades até o momento.

Paulo Rocanda, da Riviera Tecnologia, mostrou as vantagens da utilização da avaliação genética via bolus intraruminal. Detalhando as metodologias utilizadas e o significado das DEPs estandartizadas, o zootecnista Luiz Fries, consultor em melhoramento genético da Lagoa, falou dos objetivos e das diferentes possibilidades de avaliação, chamando a atenção dos participantes para a importância das decisões dentro das metodologias a serem aplicadas.

Todos os participantes também fizeram uma visita aos piquetes dos touros jovens, acompanhados pela equipe técnica da Lagoa. Outro ponto importante no evento foi a escolha dos integrantes do comitê dos criadores, que será o responsável por determinar os caminhos a serem seguidos durante o período de avaliações dos animais. O evento foi encerrado com um delicioso almoço.

Para Ricardo Abreu, o objetivo do evento foi alcançado. “Reunimos muitos criadores de todas as raças participantes da avaliação. Ressalto o prestígio junto aos criadores que estão com animais no CP e o grande interesse de outros criadores que já estão se programando para 2008”, avalia.

“O evento foi muito bom, de uma valia muito grande, porque os criadores enviaram seus animais sem conhecer o confinamento e agora vieram ver de perto como é o manejo do gado. Todos conferiram o cuidado especial com que nós tratamos os animais. Nosso objetivo é proporcionar o tratamento ideal para que os animais possam expressar todo seu potencial genético e serem avaliados”, destaca Chalim Savegnago.

Avaliações – Durante 180 dias, até outubro, serão avaliadas 12 características produtivas – peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo. Serão as mesmas características para todas as raças, mas, no entanto, a ponderação de cada uma delas vai ser diferente, determinado pelo corpo técnico de cada associação, para evitar o efeito comparativo entre elas.

Os animais jovens superiores identificados no CP Lagoa serão levados a leilão no final da prova, em novembro. Além disso, os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT e também servir como doadores de sêmen para a Lagoa. “Além de receber todos os dados das avaliações técnicas dos animais inscritos, vale ressaltar que o pecuarista pode revelar um novo reprodutor para a Lagoa. Vale lembrar que grandes touros como Backup, Nitendo e Dassuen, entre outros, vieram de testes de performance com o perfil do CP Lagoa e, atualmente, são destaques de comercialização de sêmen na Central”, finaliza Guus Laeven.

O Centro de Performance Lagoa é uma realização da Lagoa e do Confinamento Savegnago e conta com o apoio da Rações Fri-Ribe, Coimma, Champion, Riviera, Coan Consultoria, Siltomac, Tecfarm e Ouro Fino, além das associações das raças participantes.


Fonte: CP Lagoa

Voltar