28/6/2007
Expointer terá participação somente de animais do Estado

A Comissão Permanente da Expointer definiu que será proibida a entrada de animais de outros estados no evento, conforme determinação da portaria 49/2007. A decisão ocorreu por meio de voto. Dos integrantes da comissão, 14 votaram contra o ingresso de animais e sete foram favoráveis. A votação também contou com duas abstenções.

A reunião foi conduzida pelo secretário da Agricultura, João Carlos Machado, na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) na última terça-feira. “A grande maioria das associações de raças entendeu que não podemos correr o risco de permitir a vinda de animais de estados que ainda não são reconhecidos como livres de febre aftosa”, considera Machado.A Expointer 2007 será realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro. O prazo para inscrições de animais se encerra na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, na associação respectiva de cada raça.

Entre os motivos para a proibição da entrada de animais de outros estados, o secretário cita ainda a falta de espaço para acomodar um grande número de animais no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. “Para o próximo ano, certamente teremos uma nova situação sanitária no Brasil e também poderemos planejar com mais tempo e recursos a recepção desses animais de fora”, diz. “Buscamos o consenso, mas como não foi possível, votamos democraticamente. Agora é buscar a união de todos para realizarmos uma grande Expointer”, afirma.

O foco do evento, neste ano, conforme o secretário, será a força do agronegócio, destacando a produção primária e industrial ligada ao campo, sem esquecer o caráter festivo da feira. “A Expointer é o maior evento do Estado e é com este compromisso que estamos cuidando de todos os detalhes”, diz. “A feira será a grande vitrine da excelente safra que estamos colhendo e da pujança do agronegócio gaúcho, que possui hoje a mais alta tecnologia e os maiores padrões em genética do Brasil.”



Fonte: Jornal VS

Voltar