22/6/2007
Cursos da Universidade do Boi e da Carne são apresentados na Feicorte

Durante a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne (Feicorte), em São Paulo (SP), a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) apresenta os cursos da Universidade do Boi e da Carne, que começará sua programação em agosto, com o curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas, destinado a profissionais da área, como zootecnistas, veterinários e agrônomos, além de gerentes de fazendas de gado de corte.

O curso é dividido em quatro módulos independentes, com avaliação final em cada um deles. O primeiro módulo será realizado durante três dias, no Centro de Excelência Rural de Jaboticabal (SP), e tem como foco a qualidade animal.

TEMAS

Entre os assuntos a serem abordados no módulo 1 do primeiro curso da universidade estão fisiologia e crescimento animal; contribuição de seleção para a produção de carne de qualidade; influência da nutrição no desenvolvimento e na terminação de carcaças; padrão ideal de um bovino produtor de carne; noções básicas de anatomia e de bem-estar animal; manejo sanitário e métodos de aplicação de produtos injetáveis em gado de corte; prática de apartação e de manejo no curral; métodos de identificação de animais acabados in vivo; tendências de mercado para a valorização pela qualidade e funcionamento de um programa de remuneração do boi pela qualidade.
Informações pelo telefone (11) 3293-8900.

Objetivo é capacitar pessoas

A Universidade do Boi e da Carne é uma instituição de ensino virtual e presencial que visa à capacitação e ao aperfeiçoamento de profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos e frigoríficos, em nutrição animal, reprodução, genética e qualidade de carne, além de pessoas interessadas no tema. “A idéia é levar conhecimentos inclusive ao consumidor”, explica o gerente de Produto da ACNB, Lucas Ferriani.

“Por oferecer cursos seqüenciais, a universidade pode atender a públicos diferenciados, de estudantes a profissionais do setor, agregando conhecimento técnico e experiência de mercado”, afirma outro gerente de Produto da ACNB, Guilherme Alves Gonçalves Junior. “Assim, podemos oferecer profissionais diferenciados, treinados e avaliados por especialistas do setor.”

Para tanto, a ACNB firmou convênios com instituições de ensino e pesquisadores para fornecer conteúdo para a universidade.

Aluno acompanhará Circuito do Boi Verde

Para participar do curso será realizada uma seleção, com base na análise de currículos. “Queremos formar juízes de carcaça, capacitando-os a interpretar características de produção e manejo de animais de qualidade, classificação de carcaça e qualidade da carne”, diz o gerente de Produtos da ACNB, Lucas Ferriani. Para ser jurado de carcaça, o profissional deverá freqüentar e ser aprovado em todos os módulos.

O tema do segundo módulo será qualidade da carcaça e do terceiro, qualidade da carne. O quarto consistirá no acompanhamento de cinco etapas do Circuito do Boi Verde, como auxiliar de jurado. Os locais desses módulos ainda não foram definidos.



Fonte: O Estado de São Paulo

Voltar