15/5/2007
Austrália exportará animais vivos à Líbia

A Austrália deverá começar a exportar animais vivos à Líbia pela primeira vez em quase uma década após representantes dos dois países terem assinado um memorando de entendimento cobrindo todos os procedimentos envolvidos no comércio.

O ministro da Agricultura, Pesca e Silvicultura da Austrália, Peter McGauran, disse que o memorando de entendimento detalhou os requerimentos necessários para que o comércio de animais comece, incluindo um regime de inspeção abrangente a ser colocado em prática bem como um local seguro de quarentena na Líbia.
A Austrália não exporta animais vivos à Líbia desde 1999, quando o comércio terminou devido a razões comerciais.
"Pelo memorando de entendimento, a indústria terá que aderir aos mais altos padrões de bem-estar animal, do período em que o animal é comprado na Austrália até depois de ser descarregado na Líbia.
Os protocolos contidos no memorando - que cobre bovinos, ovinos e caprinos para abate e criação, bem como eqüinos e camelos - se certificarão de que a saúde e o bem-estar dos animais exportados permaneçam em níveis internacionalmente aceitáveis".

McGauran disse que este acordo é muito importante aos pecuaristas australianos, com a indústria prevendo que o valor do comércio para a Líbia cresça para cerca de US$ 40 milhões por ano.
Ele disse que este acordo é o oitavo memorando de entendimento que a Austrália fez referente ao comércio de animais vivos com o Oriente Médio e seguiu acordos similares com os Emirados Árabes Unidos (dezembro de 2004), Kuwait (março de 2005), Eritréia (abril de 2005), Arábia Saudita e Jordânia (maio de 2005).
A Austrália também assinou dois memorandos de entendimento separados para o comércio de animais vivos com o Egito em outubro de 2006.

Fonte: MeatNews.com.

Voltar