15/5/2007
EUA: demanda por carne bovina deve aumentar

A demanda por carne bovina nos Estados Unidos deverá aumentar com a chegada dos feriados do Memorial Day (última segunda-feira de maio) e do Dia da Independência do país (4 de julho).
Os varejistas e operadores de foodservice do país estão esperando ansiosamente os resultados das vendas desses dois feriados à medida que bons resultados tendem a indicar que os preços da carne moída se manterão firmes durante a maior parte do verão e do outono nos EUA.
Um grande influenciador das vendas durante a "temporada de grelhados" é o clima, com os churrascos ao ar livre sendo uma atividade popular.

Até agora nesta primavera, as vendas de carne bovina não exibiram o forte crescimento com o clima úmido em muitas regiões prejudicando a demanda.
Em uma tentativa de impulsionar as vendas, os varejistas estão promovendo agressivamente a carne para grelhados.

A reportagem do site do Meat and Livestock Austrália (MLA) informou que, com as vendas reduzidas, os preços atacadistas da carne bovina nos EUA não têm obedecido aos padrões normais da estação e têm caído nas últimas semanas.
Em resposta, os processadores têm reduzido os níveis de abates na expectativa de que os preços dos bovinos vão retroceder.
Entretanto, as escassas ofertas de alimentos animais têm levado a um aumento nos preços dos bovinos vivos.
Este cenário está fazendo com que as margens dos processadores fiquem no vermelho.

As vendas no setor de foodservice também estão fracas, com a última pesquisa da Associação de Restaurantes dos EUA (dados de fevereiro) revelando que os restaurantes do tipo "quick service" e "quick casual" são os dois únicos conceitos que mostraram crescimento nas vendas.
As refeições familiares mostraram a maior queda nas vendas, seguidas pelas refeições finas.
O recuo das vendas também é resultado da baixa renda disponível, de uma desaceleração na economia e dos maiores preços da gasolina.

Os preços dos produtos substitutos permanecem significativamente mais altos neste ano e deverão fornecer algum suporte para os preços da carne bovina avançarem.
Entretanto, as tendências nos preços do petróleo e as rendas disponíveis deverão ser os maiores influenciadores da demanda nos próximos meses.



Fonte: Beef Point

Voltar