10/5/2007
MS: proposta deve agilizar negociação de gado

Visando desburocratizar a compra e venda de gado entre os pecuaristas de Mato Grosso do Sul, o deputado Zé Teixeira (DEM) está solicitando ao governo que o débito para o vendedor e o crédito para o comprador sejam processados no ato da emissão da GTA (Guia de Transporte Animal), independente da apresentação da nota fiscal pelo comprador, no prazo de 30 dias, conforme exigido hoje por lei.

"Podemos com isso diminuir, inclusive, o volume de trabalho da Iagro", defendeu o deputado, dizendo que o procedimento não prejudicará a fiscalização porque a nota de compra deverá ser apresentada na DAP (Declaração Anual de Produtor), evitando fraudes.

Atualmente, a baixa no estoque do vendedor é automática ao emitir a GTA, mas para o comprador é necessária a apresentação da nota fiscal à Iagro.

A indicação foi encaminhada à secretária de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, e ao presidente da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária, Animal e Vegetal), Roberto Rachid Bacha, informou reportagem do MS Notícias.


Fonte: Beef Point

Voltar