26/4/2007
Evento com cães de pastoreio é outra novidade da Expoingá

O uso de cães de pastoreio é cada vez mais profissional e especializado em propriedades voltadas à atividade pecuária no País, sejam elas de bovinos e ovinos.
Por causa disso, a Expoingá 2007 reserva programação especial voltada a esses animais: no domingo, dia 13, acontecem na arena coberta as provas da Copa Mypet, categoria Ranch, de âmbito nacional.
A organização é da associação brasileira de criadores.

Cerca de 30 animais do Paraná e dos Estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, das raças border collie, australian kelpie, australian shepherd e australian cattle dog (blue heeller), participam da competição, em que é simulada a rotina diária do pastoreio.
“As provas incluem vários obstáculos, como se os animais estivessem realmente em uma propriedade rural levando um rebanho de ovinos para um espaço fechado”, explica o criador Nedson Buzzo Júnior, presidente da comissão organizadora.
A premiação de R$ 2 mil será dividida entre os primeiros colocados, que também recebem troféus.

Ele informa que criadores de rebanhos vão poder adquirir filhotes durante a feira, sendo a comercialização estendida para qualquer outro visitante que se interessar.

A paixão por estes animais vem crescendo tanto nos últimos anos que durante a Expoingá será lançado o Clube Amigo dos Cães de Pastoreio.
“Temos mais de 50 nomes de criadores destas raças”, adianta Júnior.



Fonte: Redação/Assessoria

Voltar