25/4/2007
“Horsemanship aplicado à Gestão de Pessoas” é tema de Workshop para executivos

Desde fevereiro deste ano, executivos de alto escalão em empresas e instituições brasileiras contam com uma ferramenta alternativa de gestão de pessoas: o workshop “Horsemanship Aplicado à Gestão de Pessoas”, promovido por um projeto tradicional na atividade da Doma no Brasil, o Projeto Doma, de Capivari/ SP.
Coordenado por Borba e Dudi, o Workshop foi criado com o objetivo de aliar a filosofia e técnicas do Horsemanship às diversas atividades corporativas e circunstâncias que surgem no dia-a-dia, visando indicar aos profissionais que comandam equipes, alternativas eficazes para administrar as divergências que ocorrem no ambiente profissional.

A aula é 100% prática e, no programa, o aluno é estimulado a fazer uma ligação dos princípios que regem o horsemanship de boa qualidade para as situações enfrentadas nas empresas ou instituições, extraindo técnicas mais eficazes de contornar situações de conflito ou inusitadas.
“Cada participante extrai para si os ensinamentos que a técnica propõe de acordo com sua própria realidade de trabalho de uma forma espontânea e sem receber sugestionamentos ou serem induzidos a pensar de uma determinada maneira”, explica Max Sallum, gerente de marketing do Projeto Doma.

Borba, titular do Projeto Doma e professor do Workshop, junto com Dudi, complementa que, enquanto ele ministra sua aula, o próprio profissional vai assimilar os ensinamentos que melhor se encaixam à sua situação cotidiana, “Esta é, sem duvida, a melhor maneira de ensinar: através da auto-reflexão.
Desta forma, cada pessoa extrai diversos ensinamentos de uma mesma técnica do horsemanship e, entre eles, a estratégia ideal que se encaixa em sua rotina”, ele complementa.

Os Workshops têm duração de 1 dia e são programados para ocorrer aos sábados ou de acordo com a disponibilidade do cliente.
As turmas são compostas a partir de 15 alunos e a aula acontece ao ar livre, tirando o profissional de sua rotina e contribuindo para um ambiente mais propicio ao aprendizado.
A ultima turma formada no Projeto Doma veio de uma importante Escola de Adminitração, em São Paulo/ SP.
De acordo com o reitor da Universidade e também aluno desta turma, José Augusto Ghilhon, a principal razão que o levou a participar do Workshop juntamente com o corpo docente da instituição, é o fato de acreditar que o conhecimento das reações instintivas e do comportamento dos cavalos possibilita um entendimento mais profundo das relações humanas, o que gera uma competência mais aprimorada para lidar com pessoas, grupos e instituições.

“As relações humanas em ambientes altamente competitivos, como geralmente é o perfil empresarial, apresentam algumas das características que o Horsemanship pode ajudar a entender e a resolver”, ressalta o reitor da Instituição.

Sobre o Horsemanship

Borba é o pioneiro nesta atividade no Brasil, e ministra suas aulas na sede do Projeto Doma, em Capivari/ SP já há 30 anos.
As aulas de horsemanship oferecem conhecimentos técnicos e específicos a respeito da natureza do animal, além de ensinar como fazer para que as técnicas tenham eficiência.
Para informações mais detalhadas sobre Horsemanship, consultar o site www.doma.com.br, o release institucional, ou solicitar o agendamento de uma entrevista direto com Borba.

Em julho deste ano, Borba trará ao Brasil um dos profissionais mais importantes do horsemanship mundial: o norte-americano Martin Black, que ministrará dois cursos de 1 semana cada, na sede do Projeto em Capivari.
As inscrições para estes cursos ainda estão abertas, porém, restam poucas vagas.


Fonte: Matriz da Comunicação

Voltar