24/1/2006
Canadá identifica novo caso de vaca-louca

A agência de Inspeção Alimentar do Canadá (CFIA) confirmou hoje um caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB) em uma vaca de seis anos na província de Alberta, no Canadá. Nenhuma parte do animal entrou em contato com alimentos ou sistemas de alimentação animal. A localização coincide com os três casos anteriores.

Esta identificação ocorreu durante o programa nacional de monitoramento de EEB do Canadá, que existe desde o primeiro caso de EEB no Canadá, em maio de 2003. O país já considerava a possibilidade de novos casos isolados de EEB, uma vez que o número de animais testados aumentou significativamente.

Não há conclusões definitivas a respeito da origem da contaminação até que seja feita uma investigação completa, mas é muito provável que a origem seja a alimentação.

De acordo com as normas internacionais e recomendações de certificação da Organização Mundial para Saúde Animal, este caso é consistente com a classificação de baixo risco e não deve afetar as exportações do Canadá de animais ou de produtos de origem animal. O Canadá já comunicou seus parceiros comerciais, entre eles, os EUA.

A matéria é do CattleNetwork.com.



Fonte: Beef Point

Voltar