23/4/2007
ExpoZebu 2007

Os 73 anos da ExpoZebu serão marcados por uma série de lançamentos e inovações tecnológicas.
Quem visitar a feira de 28 de abril a 10 de maio vai encontrar um Parque Fernando Costa de cara nova.
O palanque oficial, por onde já passaram todos os presidentes do Brasil, foi totalmente remodelado e ganhou uma estrutura mais ampla e moderna (veja nas páginas seguintes).

No dia 3 de maio, às 10h, quando acontece a abertura oficial da feira, estarão no palanque dezenas de autoridades, lideranças do setor pecuário e produtores rurais.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o convite para a solenidade das mãos do presidente da ABCZ, Orestes Prata Tibery Júnior, durante audiência no Palácio do Planalto.
A expectativa é de que Lula esteja na exposição para lançar oficialmente o Pró-Genética (Programa de Melhoria da Qualidade Genética do Rebanho Bovino), que antes era restrito somente ao estado de Minas Gerais e agora passa a ter abrangência nacional.
Outros líderes políticos com presença confirmada são: o governador de Minas, Aécio Neves, e o presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, Marcos Montes Cordeiro.
Também foram convidados ministros, governadores de vários estados, além de senadores, deputados, secretários de Estado, prefeitos e vereadores.

No dia 6 de maio, presidentes de associações de criadores das Américas realizam, na sede da ABCZ, a reunião da Ficebu (Federação Internacional dos Criadores de Zebu).
Em pauta, a eleição da diretoria da entidade para o triênio 2007/2010.
Aliás, comitivas internacionais de dezenas de países estarão presentes tanto na abertura quanto ao longo da feira.
Em 2006, passaram pelo Parque Fernando Costa cerca de 410 estrangeiros vindo de todos os continentes.
A expectativa é de manter o número de visitantes internacionais este ano. Para isso, ABCZ intensificou nos últimos meses o trabalho de marketing internacional com o intuito de divulgar a ExpoZebu lá fora.
A entidade esteve presente em feiras pecuárias do Panamá, México, Colômbia, Venezuela, Bolívia, China, Egito, Índia, Austrália divulgando a mostra.

Para atender os estrangeiros, o Salão Internacional contará com o auxílio de 16 intérpretes (nas línguas inglesa e espanhola) durante palestras, visitas (farm-tours) a fazendas da região, centrais de inseminação, laboratórios de transferência de embrião e empresas de produtos veterinários.

Criadores brasileiros e de outras nações ainda irão contar com um espaço especial, a Sala VIP, onde terão disponível a tecnologia de conexão à internet sem fio Wi-fi.
Assim, será possível acessar os resultados dos julgamentos direto do computador portátil pessoal.
No local, o produtor vai encontrar também informações sobre os programas e serviços da ABCZ.
Será possível conhecer as novidades do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ), a última versão do Procan+ (software de gerenciamento de informações e controle de rebanho), como fazer as comunicações eletrônicas que permitem descontos de até 30% nos registros genealógicos.
A Sala VIP, localizada no palanque oficial, foi totalmente reformada e contará com equipamentos de última tecnologia para o atendimento ao criador.

Diversão e cultura

Além da programação técnica e de leilões e shoppings de animais, a ExpoZebu 2007 terá uma série de opções de lazer para os visitantes.
A tradicional Choperia Pingüim, famosa em todo o Brasil pela qualidade de seu chope, estará presente na maior feira pecuária de zebuínos do mundo.
O bar terá uma ampla estrutura, nos moldes do padrão Pingüim, e ainda contará com o Restaurante Barbacoa para o fornecimento de grelhados.
Quem vier à mostra terá diversos outros bares e pontos de alimentação à disposição.
Para as crianças, haverá um parque de diversões.

A ExpoZebu será vitrine das empresas do setor agropecuário que desejam apresentar suas tecnologias.
A feira terá estandes das principais empresas do ramo de genética animal, equipamentos, insumos, alimentos, automóveis, máquinas, dentre outros.
Durante a exposição, os visitantes também poderão conhecer os estandes das associações promocionais e saber das novidades de cada raça.
Fecham a programação de eventos, shows musicais e rodeio.

Zebu na Escola

Uma das novidades da ExpoZebu 2007 este ano na área social será o Zebu UAI, projeto educacional criado para conscientizar a sociedade em geral sobre a importância do setor pecuário para o desenvolvimento da sociedade.
Esta é uma versão do projeto Zebu na Escola, que atende há mais de cinco anos estudantes desde o ensino fundamental até o universitário.
Para o Zebu UAI (uma referência à Unidade de Atenção ao Idoso, existente em Uberaba), são esperadas 500 pessoas da terceira idade.
Assim como os 8 mil alunos que devem passar pelo Parque durante a realização do Zebu na Escola, os integrantes da UAI vão passear pelos pavilhões para conhecer as raças zebuínas e como elas são criadas, além de todo o processo de produção e de comercialização da carne e do leite que chegam aos lares brasileiros.
Ao final do passeio, todos receberão um sanduíche de carne e uma bebida láctea, fornecida pela Copervale.
Todas as informações serão repassadas por monitores da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba).
Para os alunos do ensino fundamental, médio, técnico e universitário, o projeto acontecerá nos dias 30 de abril e 2, 3, 4, 7, 8, 9 e 10 de maio.
A iniciativa é coordenada pela Fundação Museu do Zebu “Edílson Lamartine Mendes”









Fonte: Assessoria de Imprensa ABCZ - ( imprensa1@abcz.org.br )

Voltar