24/1/2006
Touro Nelore de maior AOL da Expozebu 2005 é contratado pela Lagoa

(MATRIZ DA COMUNICAÇÃO/ SP) – Um dos desafios da genética bovina atualmente é trabalhar para reunir harmoniosamente, em um único animal, o máximo das características físicas e genéticas desejáveis, que lhe confiram o diferencial necessário para fazer dele um bovino de evidência em sua raça, um campeão nas pistas e destaque na comercialização de seu sêmem ou embriões. E um dos itens mensurados em um animal que torna-se referencial para os julgamentos em Exposições Agropecuárias Brasil afora, é a AOL – Área de Olho de Lombo. Este quesito é mensurado através de ultra-som, e confere ao homem avaliar melhor a musculosidade e rendimento dos cortes comerciais do animal.

O touro Nelore Alfajor, de propriedade da Agropecuária Itapetininga, foi destaque na Expozebu 2005 por apresentar a maior área de olho de lombo mensurada nesta exposição, até os dias atuais. Esta informação foi confirmada recentemente pelo proprietário do animal, Camilo Barros, que está verificando junto aos arquivos da ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – se esta medida também se destaca entre as demais registradas até o momento entre zebuínos nelore em todo Brasil. Com medida de 131 cm de AOL, Alfajor ficou 10% acima do 2º colocado na exposição.

Segundo Camilo, o touro também conseguiu superar o desafio da genética bovina por possuir características essenciais em sua raça, que fascinam a maioria dos grandes pecuaristas. “Alfajor é dono de um posterior longo e bem coberto, osso saco plano e comprido, inserção de cauda perfeita, o que confere a ele a carne de seu posterior muito bem colocada, larga e definida”, ressalta, destacando, também, as diversas exposições que Alfajor conquistou nos últimos meses: Categoria Sênior Expozebu 2005, Reservado Grande Campeão em Toledo/04, Campeão Júnior Maior em Santo Antonio da Platina/ 04 e Grande Campeão em Itararé/04.

Após todas essas premiações, Alfajor foi contratado pela Central Lagoa da Serra, e encontra-se atualmente em coleta. “Este touro possui uma excelente beleza racial, com características de carcaça moderna evidentes e opção de acasalamento em linhagens visual”, destaca Ricardo Abreu, gerente de gado de corte Zebu da Lagoa. De acordo com Ricardo, Alfajor foi contratado também em virtude de seu destaque em pista, e por apresentar uma genética de campeões, com excelente custo-benefício. “Criadores tradicionais em pista e em provas adquirem o sêmem do Alfajor”, revela Abreu. “São pecuaristas que participam das principais pistas do país e do Programa de Melhoramento Genético”, complementa.


Fonte: Matriz Comunicação

Voltar