23/1/2006
Missão americana discutirá erradicação da aftosa no continente

Durante a visita, serão demonstrados os planos e ações em curso para incluir as áreas de risco desconhecido, no Norte e Nordeste do Brasil, no Plano Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (Pnefa), bem como as medidas de combate aos focos da doença nos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

Entre os compromissos já agendados pelo grupo estão a visita ao Panaftosa, no Rio de Janeiro, dia 24, uma reunião na quarta-feira com o ministro Roberto Rodrigues, às 16h, e com dirigentes da CNA em Brasília, no mesmo dia. Na quinta-feira (26), serão definidas as equipes que visitarão Paraguai, Bolívia e Equador, onde verificarão “in loco” a predisposição e as condições desses países para a erradicação da aftosa, que deve ser concluída até 2010.

“Os visitantes são potenciais doadores de recursos para a erradicação da doença nas áreas críticas dos países ou regiões mais carentes”, informou o presidente do GIEFA, Sebastião Guedes. Ele explicou que os empresários desejam estreitar contatos com os líderes do agronegócio brasileiro, “pois são interessantes as chances para alianças estratégicas entre ambos os países visando o fornecimento de alimentos no mercado global”.

A missão é coordenada por Philip E. Bradshaw, do Executive Committee da United Soybean Board, do Illinois Soybean Association e do Animal Ag Team Leader, que representa o setor privado do NAFTA no Giefa. Foram convidados também representantes da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Farão parte da delegação norte-americana os seguintes empresários: Jim Hodges (presidente do American Meat Institute Foundation), Kendell W.Keith (presidente do National Grain & Feed Association), Gleinn Slack (presidente do National Institute for Animal Agriculture), Bret Marsh (presidente da U .S. Animal Health & Food Safety) e John Adams (diretor de Animal Health & Farm Services da National Milk Produders Federation). Também virão ou enviarão representantes Bob Metz (presidente da American Soybean Association) e Lyle Roberts (diretor executivo da Illinois Soybean Association).

Clube do Fazendeiro

Fonte: Olhar Direto

Voltar