30/3/2007
Austrália cria regras de bem-estar animal no transporte

A necessidade de padrões nacionais consistentes de bem-estar animal para suprir a crescente demanda doméstica e internacional por garantia de qualidade de procedimentos estimulou a execução de uma reunião entre os principais membros da indústria pecuária da Austrália para desenvolver diretrizes nacionais sobre o tema.
De acordo com o site Theland.farmonline.com.au, a reunião ocorreu na semana passada em Canberra e envolveu as seguintes entidades: Cattle Council of Australia, Australian Lot Feeders Association, Dairy Australia, Australian Livestock Transporters Association (ALTA), entre outros.

Eles consideraram as questões específicas a serem incorporadas no primeiro Diretrizes e Padrões de Bem-Estar Animal para Transporte de Animais na Austrália (Australian Animal Welfare Standards and Guidelines for the Land Transport of Livestock).

O diretor executivo da ALTA, Luke Fraser, disse que o aumento da demanda por processadores e produtores por garantia de qualidade através da cadeia de fornecimento levou a indústria de transporte de animais a implementar medidas para garantir um padrão nacional a seus membros

"Desenvolvemos o TruckCare, que é um programa de garantia de qualidade voltado a fornecer a seus membros uma série de padrões consistentes que eles podem seguir para satisfazer os requerimentos de bem-estar", comenta Fraser.

Fraser disse que a garantia de qualidade em toda a cadeia de fornecimento precisa ser colocada em prática agora para que os produtores australianos ganhem acesso aos mercados internacionais, como o da União Européia (UE).

"O fato de termos um padrão nacional em prática formulado sobre uma base científica por consultores independentes certamente dá à Austrália uma vantagem na busca por esses mercados".

Quando estiverem completos, os padrões e diretrizes cobrirão as produções australianas de bovinos, ovinos, suínos, eqüinos, aves, emus, avestruzes, búfalos, caprinos, alpacas, camelos e cervos.


Fonte: Beef Point

Voltar