15/3/2007
México é lider nas exportações de gado em pé

Reportagem de Ana Elia Rocha McGuire para o site CarneTec.com informou que as exportações de gado bovino em nível mundial se apresentam em maior proporção nos países da América do Norte, já que nesta região, são movimentados quase dois terços do comércio mundial.

O México ocupa o primeiro lugar nas exportações de gado bovino em pé (bezerros e novilhos) com cerca de 30%, seguido por Canadá, com 20%.

Essas exportações do México e do Canadá têm como destino principal os Estados Unidos, que absorvem 65% das exportações mundiais com um volume de cerca de dois milhões de cabeças por ano.
Nos últimos seis anos, o volume médio de gado exportado do México aos EUA foi de cerca de 1,1 milhão de cabeças, 88% de bezerros e 12% de novilhos.

O valor das exportações de gado bovino em pé aos EUA é de cerca de US$ 550 milhões com um valor unitário de cerca de US$ 400 por cabeça.

As exportações de gado em pé aos EUA representam um mercado atrativo aos criadores do México já que o preço recebido é relativamente mais alto que o nacional.
No entanto, se por um lado o México tem uma alta exportação de bezerros e novilhos, por outro, seu volume importado de carne bovina se mantém elevado, sendo que os EUA são o principal fornecedor de carne bovina ao México

Fonte: Beef Point

Voltar