6/3/2007
Franceses nem pensam em abrir mais seu mercado

Segundo notícia do Estadão/Agronegócios, a França não está disposta a abrir seu mercado para os produtos agrícolas nas dimensões que a diplomacia brasileira espera. Ontem, o ministro da Agricultura francês, Dominique Bussereau, chamou o Brasil de "depredador", em uma referência aos interesses ofensivos do país na abertura dos mercados agrícolas na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Para ele, países como Brasil, Argentina, Austrália e Nova Zelândia são as "grandes potências agroindustriais" e "depredadores" no cenário internacional. "Esses países gostariam de ter acesso a nossos mercados, mas sem dar uma contrapartida para que entremos em suas economias", alfinetou, acreditando que a abertura do mercado de carnes da França para os produtos brasileiros significaria "a destruição da pecuária francesa".

Nos Estados Unidos, parte do governo ainda é favorável a uma proposta mais ampla no corte de subsídios agrícolas para tentar obrigar os europeus e demais países a também flexibilizarem suas posições.


Fonte: Beef Point

Voltar