23/2/2007
Uruguai exportou mais carne que Argentina em janeiro

Reportagem do jornal uruguaio El País informou que as quase 24.759 toneladas de carne exportadas pelo Uruguai em janeiro frente às 543,8 toneladas exportadas pela Argentina geraram preocupação neste país, onde a política de restrições aplicada pelo Governo de Nestor Kirchner é apontada como a grande responsável por isso.

Os produtores argentinos afirmam que o Uruguai abocanhou o mercado que a Argentina não conseguiu atender como conseqüência das medidas governamentais que frearam a exportação de cortes de alta qualidade.

Em declarações a Radio 10, o presidente da Associação de Produtores de carne bovina da Argentina, Ángel Girardi, disse, referindo-se ao Uruguai, que "a carne é o bem que eles tem, como o turismo, para gerar divisas e sabem que a vaca é um bem privado e não um bem público, como querem transformá-la aqui".

Por outro lado, o secretário da Agricultura da Argentina, Javier de Urquiza, disse que o Governo busca "dar uma prioridade absoluta para o equilíbrio entre consumo, exportação e comercialização do produto". Para ele, a diferença fundamental com a Argentina é que no Uruguai são consumidos 30 quilos a menos de carne por pessoa por ano.

Os dados de consumo e exportação são totalmente inversos entre Argentina e Uruguai. Enquanto na Argentina cerca de 70% da carne produzida é consumida internamente, no Uruguai, 80% do produto são exportados.

Na Argentina, entende-se que o Uruguai ficou como a referência internacional de cortes de qualidade, substituindo a Argentina desta posição.


Fonte: BeefPoint

Voltar