24/1/2007
SAA revisará a portaria 200

Diante da insistência do governo paranaense para que o Rio Grande do Sul libere o ingresso de carne bovina em seu território, o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, comprometeu-se a reavaliar a portaria 200, que determina a proibição da entrada de cargas no RS. Ontem, Machado solicitou um estudo ao Departamento de Produção Animal (DPA) para rever a medida. O levantamento deve ser concluído até o início da próxima semana e nova reunião entre os estados, agendada para fevereiro.

Apesar do embargo gaúcho, a ameaça do Paraná de barrar carnes produzidas no RS e em SC já surtiu efeito. O governo catarinense decidiu reabrir parcialmente o mercado ao Paraná. Pela medida, fica permitido o ingresso de produtos desossados, maturados, embalados e rotulados. Também foram criados corredores sanitários em quatro rodovias federais e uma estadual para que a carne chegue ao Rio Grande do Sul.

Por enquanto, a portaria 200 segue valendo no RS. Ontem, o desembargador Francisco Moesch indeferiu liminar de empresa gaúcha que pedia a liberação de carne bovina com osso de Rondônia. A carga de 29 t foi detida na semana passada em Torres. Para Moesch, a questão envolve risco à saúde pública. A notícia é do jornal gaúcho Correio do Povo/RS.



Fonte: BeefPoint

Voltar