24/1/2007
MS acompanha a decisão da OIE em Paris

Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul irão aguardar o relatório oficial da OIE sobre a recuperação do status de Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação. A decisão foi tomada depois da reunião de ontem (23/01), com representantes da SFA/Mapa, da Seprotur, do Iagro, e com chefe da Comissão Técnica das Américas para a OIE, Jamil Souza. O relatório oficial deve sair no próximo dia 31 de janeiro, em Paris.

A reunião foi para apresentar ao representante da OIE as medidas que produtores rurais de Mato Grosso do Sul e o governo do estado estão tomando para recuperar o status de Área Livre, como a vacinação de bezerros de 0 a 12 meses nos 14 municípios de Mato Grosso do Sul (Porto Murtinho, Caracol, Bela Vista, Antônio João, Ponta Porã, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Paranhos, Sete Quedas, Tacuru, Japorã, Mundo Novo, Eldorado e Corumbá).

Segundo matéria de Fernanda Mathias e Marina Miranda, para o Campo Grande News, Jamil Souza deixou um ponto de interrogação sobre as expectativas de retomada de mercados para a carne bovina do estado. Jamil afirma que o momento ainda é de definição de estratégias e que a partir da formatação do que será apresentado em Paris terá condições de avaliar se os argumentos são ou não convincentes.

Além dos últimos resultados sorológicos, medidas como retomada de vacinação de bezerros na fronteira com o Paraguai e ampliação da fiscalização devem ser enfatizados. Desde segunda-feira, por exemplo, escritórios do Iagro funcionam por período integral.

Porém, Jamil ressalta que na visita feita por técnicos da OIE no fim do ano passado ainda havia um impasse quanto animais que se apresentaram reagentes na sorologia, o que foi apontado na época como interferência da vacinação indevida por proprietários da região. Jamil afirma não sabe o "nível de importância" que os técnicos darão para o episódio. Sobre a questão de fronteira, disse que participará da reunião aberto para sugestões de ações já que reconhece que nunca foi definida estratégia que resolvesse o problema definitivamente.


Fonte: BeefPoint

Voltar