23/1/2007
Embargo impede acordo entre EUA e Coréia do Sul

Um possível tratado de livre comércio entre Estados Unidos e Coréia do Sul está dependendo de algo que não se inclui abertamente na principal agenda de discussões visando o acordo: a completa retomada das importações de carne norte-americana pelo país que é a 10ª maior economia do mundo.

"Os Estados Unidos deixaram claro desde o primeiro dia das negociações que o tratado de livre comércio não será firmado se não houver a completa reabertura do mercado sul-coreano de carne", disse Wendy Cutler, funcionária do Escritório de Representação Comercial dos Estados Unidos (USTR).

No ano passado, a Coréia do Sul permitiu a retomada limitada das importações da carne norte-americana após quase três anos de embargo em seguida à descoberta de um caso de vaca louca nos Estados Unidos. Mas todos os três carregamentos de carne dos EUA que chegaram à Coréia do Sul foram descartados depois de inspeções em que foram encontrados pedaços pequenos de ossos. Antes do embargo, a Coréia do Sul era o terceiro maior mercado para a carne dos EUA.

A notícia é do jornal Valor Econômico, com informações da Dow Jones.


Fonte: Beef Point

Voltar