14/12/2005
Rússia e União Européia cancelam reuniões com o Brasil

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Gabriel Alves Maciel, afirmou que a Rússia e a União Européia cancelaram reuniões que teriam nesta semana com técnicos brasileiros para discutir o embargo a carne.


Segundo o secretário, o problema com a Rússia foi a agenda dos técnicos locais. "Eles não tinham disponibilidade", garantiu Maciel. Uma missão brasileira partiria ainda ontem para Moscou para, num primeiro momento, pedir explicações sobre o embargo imposto pela Rússia para compra da carne e produtos de oito estados brasileiros.


Questionado se o cancelamento era uma resposta à indefinição da questão sanitária no Brasil, o secretário disse que não viu o adiamento desta forma.


Esta não é, no entanto, a interpretação do presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Rubens Valentini. "O recado da Rússia foi claro: se entendam no Brasil e depois venham negociar", disse o presidente da ABCS.


Para ele, a divergência entre o governo federal e o Paraná sobre os focos de aftosa "colocou o país numa situação muito grave". Segundo ele, o adiamento da reunião foi melhor, pois qualquer missão seria muito questionada e poderia prejudicar a situação do Brasil no mercado externo", avaliou.


Fonte: Estadão/Agronegócios (por Fabíola Salvador), adaptado por Equipe BeefPoint

Voltar