9/12/2005
UE convoca reunião para Brasil se explicar

A União Européia resolveu convocar uma reunião com técnicos do Ministério da Agricultura brasileiro na próxima semana, em Bruxelas, para discutir o controle de febre aftosa no Brasil, antes de decidir o futuro do embargo que impõe atualmente à carne bovina nacional. O Comitê Permanente da Cadeia Alimentar e da Saúde Alimentar, que se reuniu ontem, deve voltar a se reunir no dia 20.


A UE considera insatisfatórias as informações dadas pelo Brasil sobre o controle da aftosa, principalmente após o ressurgimento da doença, em outubro, no Mato Grosso do Sul. A maior queixa européia é de que o sistema de rastreabilidade brasileiro não é confiável. Além disso, a UE suspeita que o governo não tem o controle total sobre o que está ocorrendo.


O porta-voz europeu, Philip Tod, deixou claro que não está descartada uma ampliação do embargo para todo o território brasileiro se houver foco em outros estados. Ontem, o comitê decidiu manter o bloqueio aos três estados.


A França está entre os países que querem barrar a importação do produto brasileiro, oficialmente alegando que o Brasil não considera o princípio da regionalização na UE.


Segundo fontes próximas à Comissão Européia, ouvidas pelo jornal Valor, os europeus criticaram as informações dadas pelo Ministério da Agricultura somente anteontem, considerando-as "escassas, confusas e insuficientes". Segundo um técnico, "há uma percepção de falta de transparência sobre o que acontece no Brasil".


Fonte: Valor (por Assis Moreira), adaptado por Equipe BeefPoint

Voltar