29/9/2006
Certificadoras reúnem-se com MAPA para curso de qualificação do SISBOV

Vantuil Carneiro Sobrinho, diretor-operacional da Brasil Certificação (São Paulo/SP), reúne-se com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representantes das demais empresas certificadoras nos dias 02 e 03 de outubro, em Brasília (DF), para curso de qualificação das novas regras do Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (SISBOV), estipuladas pela Instrução Normativa 17, em vigor desde o último dia 12.
Segundo Sobrinho, o Ministério da Agricultura apresentará aos representantes técnicos das certificadoras o procedimento padrão para a certificação das propriedades aprovadas. “Todas as empresas certificadoras deverão adotar as mesmas operações no SISBOV, com auditorias comprovadas e sob fiscalização do MAPA em conjunto com a Associação das Empresas Certificadoras (ACERTA)”, afirma.
Entre as principais ações estão a adoção de formulários-padrão oficiais, conferência rigorosa da rastreabilidade dos bovinos da fazenda, comparando dados contidos no extrato da fazenda com as informações do relatório emitido pelo órgão ligado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Pecuária do Estado, exigência da presença dos auditores em todas as dependências da propriedade aprovada e atenção ao manejo dos animais, quanto à alimentação e aos cuidados com a preservação ambiental.
Nesse último quesito, o especialista se refere ao plano de gestão que cada propriedade deve fornecer à certificadora, uma das novas exigências da Instrução Normativa 17. “Como conseqüência, o criador poderá usar essa ferramenta para controle da produção, identificação de eventuais falhas, prevenção de prejuízos e aumento da rentabilidade do negócio. Essa é uma tendência natural da pecuária moderna, na qual o projeto pecuário não sobrevive se não der lucro, se não respeitar o meio ambiente, bem-estar social e animal”, ressalta Vantuil Carneiro Sobrinho.

Fonte: Texto Assessoria de Comunicações

Voltar